top of page
Foto do escritorLaura Rabelo

Algumas considerações

Esse é um post feito para ressaltar algumas observações importantes.

CONCORDÂNCIA NOMINAL: artigo, adjetivo, numeral e pronome se adaptam à flexão de gênero e/ou número para concordar com o substantivo. Exemplos:


O trabalhador corajoso.

artigo (masculino, singular) + substantivo (masculino, singular) + adjetivo (masculino, singular).


Se alterarmos o gênero e o número do substantivo (no caso acima, de masculino para feminino e de singular para plural), consequentemente teremos que alterar as propriedades do artigo e do adjetivo. Esse processo se chama concordância nominal, os termos que se referem ao nome precisam concordar com o nome (substantivo).


As trabalhadoras corajosas. - (feminino, plural)


Atenção!

Existem substantivos que não variam em gênero e número. Exemplo:

• O lápis / Os lápis / A lápis e As lápis.(não existe) --> (a determinação de plural acontece pelo artigo que o acompanha).

• O tênis / Os tênis / A tênis e As tênis.(não existe) --> (a determinação de plural acontece pelo artigo que o acompanha).

• A alface / As alfaces / O alface e Os alfaces.(não existe) --> (a determinação de plural acontece pelo artigo que o acompanha).

• O personagem / A personagem / Os personagens / As personagens --> (não há variação de gênero, a determinação de gênero acontece pelo artigo que o acompanha).


Existem adjetivos que não sofrem variação de gênero, são chamados de adjetivos uniformes, que possuem apenas uma forma para o masculino e o feminino. Exemplo:

• legal / legais

• elegante / elegantes

• alegre / alegres

• covarde / covardes


Cuidado!

Grau não é flexão, pois não exige que os outros termos concordem com ele. Por exemplo:


A portinha amassada. - Não temos a obrigação de colocar o adjetivo (amassada) no grau diminutivo também. A concordância é exigida apenas em gênero e número (essas são as flexões).


O grau não determina a concordância nominal!


Lembrete

VERBO: núcleo de uma oração, se um período possui 3 verbos, terá 3 orações. O verbo concorda com o sujeito (exemplo: sujeito no plural, verbo obrigatoriamente no plural). O sujeito "manda" no verbo.

O advérbio é invariável, ou seja, ele não se modifica para concordar com algum termo da frase. Exemplo:


Ela passou por mim rapidamente. - Advérbio que se refere ao verbo e não flexiona em gênero e/ou em número para concordar com o verbo ou outro termo da oração.


Dicas


Bastante - pode ser advérbio ou pronome indefinido.


Eu estou bastante cansada! - Advérbio de intensidade, refere-se ao adjetivo.


Obs.: Pronome indefinido concorda com o substantivo.


bastante gente em casa. - Pronome indefinido adjetivo, refere-se ao substantivo "gente". Traz uma ideia de indeterminação da quantidade de gente.


Bastantes pessoas correm na pista. - Pronome indefinido adjetivo, refere-se ao substantivo "pessoas" e traz a mesma ideia de indeterminação da quantidade.


Todo - é um advérbio, portanto não deveria se modificar para concordar com outro termo da oração. Mas alguns gramáticos aceitam sua variação, por exemplo:


Ele está todo sujo. - Ela está toda suja.


Anexo / em anexo - o primeiro é um adjetivo e o segundo é uma locução adverbial.


O documento está anexo. - Os documentos estão anexos.

O documento está em anexo. - Os documentos estão em anexo. --> o advérbio não se modifica para concordar com outro termo.


LOCUÇÕES: quando duas ou mais palavras são equivalentes a 1 classe morfológica. Temos locução adjetiva, adverbial, conjuntiva, prepositiva e verbal.

• Os maiores ensinamentos de 2020. --> essa é uma locução adjetiva com função de adjetivo que está caracterizando o substantivo "ensinamentos".

É uma locução, pois possui duas palavras que são equivalentes a uma classe gramatical.


de (preposição) + 2020 (substantivo) --> locução


• Ele jogou a bola no vizinho. --> essa é uma locução adverbial com função de advérbio que está indicando lugar e se referindo ao verbo.


em (preposição) + o (artigo) + vizinho (substantivo)


Ele jogou a bola atrás do vizinho. --> essa é uma locução adverbial com função de advérbio que está indicando lugar e se referindo ao verbo. Atrás do --> é uma locução prepositiva, pois possui duas preposições juntas.


• Você melhora sua vida à medida que aprende. --> essa é uma locução conjuntiva, pois possui função de uma conjunção e termina com uma conjunção.

Vou ser feliz em 2021. --> essa é uma locução verbal, pois possui dois verbos juntos com a função de um verbo. Em 2021 --> é uma locução adverbial, pois possui a função de advérbio que indica o momento. Quando vou ser feliz? Em 2021.


 

PARA ENTENDER MAIS, CLIQUE: classes gramaticais.








Comments


bottom of page