top of page
Foto do escritorLaura Rabelo

Os 10 livros que me marcaram até 2020


Você deve estar pensando que são 10 livros que me marcaram EM 2020. Mas na verdade o meu desafio foi bem maior, escolher 10 livros que me marcaram desde quando comecei a ler até hoje 2020.

Obviamente, para muitos é inviável recordar-se dos livros lidos quando criança. E eu sou uma das pessoas que não conseguiu lembrar, até porque nessa fase eu não tinha inspiração para leituras. Mas eu me lembro claramente qual foi o livro responsável pelo meu início significativo com ela, ou seja, qual foi o livro que me despertou. Infelizmente, meu interesse foi despertado tardiamente, mas existe aquele velho ditado e faz todo sentido: "Nunca é tarde demais para começar.".

Então, não poderia deixar de comentar sobre esse livro e a marca que ele deixou em mim. Curiosos? O livro veio a partir de um ensejo proporcionado pela irmã de minha avó, minha querida tia-avó, ela é professora aposentada e também formada em Letras. Toda vez que eu ia na casa dela, havia um livro em sua sala ou em seu quarto e eu ficava admirada com seu gosto pela leitura. Em um belo dia, fui visitá-la e comentei que eu precisava começar a ler, como de praxe vi um livro perto da televisão e perguntei sobre o que era, ela disse que era um livro espírita e fiquei super empolgada, logo o pedi emprestado e quando comecei a ler...

É! Eu o devorei. Tudo bem, chega de mistério! O livro se chama "Quando chega a hora", psicografado por Zibia Gasparetto e ditado pelo espírito Lucius. Eu me envolvi naquela linda história, me sensibilizei e me emocionei com a leitura pela primeira vez. Parecia que eu estava dentro do livro, dentro daquele mundo, dentro daquela época. Minha mente produzia todas as cenas nitidamente e elas passavam pelos meus olhos como se eu fosse parte de tudo aquilo. Eu produzia os traços físicos, os movimentos, os cenários e reproduzia em mim os sentimentos daqueles personagens. Para ser mais clara, eu chorei com as cenas descritas. Enfim, depois desse meu relato de experiência, se esse livro não me despertasse, eu estaria perdida.

A história conta sobre 3 crianças que são reencarnações. Suas almas possuíam uma relação de outra vida, mas infelizmente essa relação passada foi muito sofrida devido à influência de uma pessoa que era possessiva, ignorante, intolerante e arrogante. Além das três crianças, havia outras pessoas muito importantes, mas foram as três que induziram o desvendar dos motivos para os problemas que todos estavam enfrentando. Nico nasceu muito pobre nessa vida e se tornou amigo de Amelinha e Eurico, que nasceram como irmãos e herdeiros de uma mansão. Mas na outra vida Nico, Amelinha e Eurico possuíam uma relação ainda mais forte entre eles e se você quiser descobrir qual era essa relação, leia! Assim como eu, você irá se surpreender!

Eu poderia contar mais sobre a história e ser mais clara, mas aí não teria graça para os que se interessarem na leitura. Quero ressaltar que esses outros personagens são essenciais, mas a descoberta sobre o papel das crianças no passado, marcou-me.


Antes de listar os 10 livros que me marcaram até hoje, quero dizer que esse desafio foi bem injusto, pois vários outros que também me marcaram, tiveram que ficar de fora:


•Matéria de poesia / Manoel de Barros.

•A utopia / Thomas Morus; tradução Luis Andrade; prefacio prof. Mauro Brandão Lopes.

•Deuses, monstros, heróis: ensaios de mitologia e religião viking / Johnni Langer.

•Vidas secas / Graciliano Ramos.

•Clarice Lispector: uma poética do olhar / Regina Lúcia Pontieri.

•É isto um homem? / Primo Levi; tradução de Luigi Del Re.

•O abraço / Lygia Bojunga.

•A paixão segundo GH / Clarice Lispector.

•Senhora / José de Alencar.

•A sutil arte de ligar o foda-se / Mark Manson.


Eu gostaria de ter detalhado um pouco sobre as marcas que esses livros deixaram em mim e sobre os assuntos que são tratados em cada um. Mas ficaria extenso, portanto, talvez eu faça um post específico para cada livro.

Também preciso deixar registrado aqui esses dois livros que me marcaram na faculdade e há algum tempo os perdi. Foi difícil relembrar os nomes e não quero esquecê-los, novamente:


•Aparição / Vergílio Ferreira.

•Vícios e Virtudes / Helder Macedo.






Kommentarer


bottom of page